WHATSAPP: (16) 99288-3596
 
NOTÍCIAS

VICE-PREFEITO E OAB PROPÕEM PARCERIAS COM A CÂMARA

20/05/2020

Da Redação | Câmara Municipal de Franca

Foto: Divulgação Câmara

Postado por: Wemersom Silva

 A Tribuna Livre foi utilizada na manhã de ontem, 19, durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, para solicitar a colaboração da Câmara no auxílio à população da cidade com relação às dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus.
 
 O primeiro a usar a Tribuna foi o vice-prefeito de Franca, Frank Sérgio Pereira. Ele propôs que a Casa de Leis francana montasse um comitê para fiscalizar as ações de enfrentamento do covid-19 pela Prefeitura. Por exemplo, o prefeito Gilson de Souza (DEM) anunciou no mês passado a compra de cinco mil kits de testes rápidos para detectar o covid-19, mas, até o momento, apenas 400 foram disponibilizados.
Além disso, dados do Portal da Transparência indicam um gasto superior a R$ 3 milhões, na modalidade de dispensa de licitação, sem detalhamento que ofereça um parâmetro da real situação da doença na cidade e para onde vai a verba (veja ofício protocolado pelo vice-prefeito na Câmara aqui: https://sgl.franca.sp.leg.br/attachment/?id=88908).
 
 Frank sugeriu que a comissão também incluísse membros da sociedade civil, principalmente integrantes de órgãos de fiscalização e transparência. “Coloco-me à disposição para que a gente possa ajudar. O momento é de união para podermos zelar pelo nosso patrimônio, já que estamos falando de verba pública”, afirmou Frank, que é formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública Municipal.
 
 A proposta do vice-prefeito recebeu o apoio de vereadores como Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Corrêa Neves Jr. (PSD), Ilton Ferreira (PL) e Adérmis Marini (PSDB). Este último também sugeriu convidar o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Adriel Cunha, para prestar mais esclarecimentos sobre o tema. A solicitação foi acatada pelo presidente, o vereador Pastor Palamoni (PSD).
 
OAB
 
 Em seguida, foi a vez do vice-presidente da OAB – Franca (Ordem dos Advogados do Brasil), Acir Matos Gomes, se pronunciar na Tribuna. Segundo ele, a população francana mais carente está enfrentando dificuldade de requerer o auxílio emergencial de R$ 600 distribuído pelo governo federal.
 
 Acir pediu que a OAB e a Câmara unissem forças para tentar solucionar o problema na cidade. A Ordem pode fornecer advogados voluntários para ajudar a população, mas não tem espaço adequado para disponibilizar o serviço. A Câmara, então, seria o local ideal, sugestão que foi acatada por todo o Plenário. Diversos vereadores fizeram uso da palavra para elogiar a iniciativa, como Adérmis Marini, Pastor Otávio Pinheiro (PTB), Carlinho Petrópolis Farmácia, Marco Garcia (Cidadania), Donizete da Farmácia (MDB) e Claudinei da Rocha (MDB).
 
 Palamoni estipulou que os atendimentos sejam feitos no Plenário, mas limitando o número de requerentes no espaço para evitar aglomerações.
Os discursos de Frank e Acir podem ser conferidos na íntegra pelo Youtube (https://youtu.be/ywfTMNiw_SM?t=2489) e Facebook (https://www.facebook.com/camaradefranca/videos/302055400982907/).
 

AV. DISTRITO FEDERAL, 1341 - SÃO JOSÉ - FRANCA-SP | TELEFONE: (16) 3720-9309

©2017 VIDA NOVA FRANCA - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Alsite Design