WHATSAPP: (16) 99288-3596
 
NOTÍCIAS

Promoções com falsos descontos estão na mira do Procon

26/11/2021
De: GCN 
Foto: Vinicius Nunes
Postado: Melissa

 

Com a chegada da Black Friday nesta sexta-feira, 26, o Procon de Franca, órgão de defesa do consumidor, dá algumas orientações aos consumidores para o momento de fazer as compras. Dentre as dicas, o órgão explica como verificar a veracidade de um link, como identificar falsas promoções, quais os prazos para devoluções e outras orientações.

O Procon orienta que é importante que o consumidor faça uma lista dos produtos que tem interesse, para estipular um limite de gasto para que evite futuras dívidas. Com a lista, é possível conferir a evolução dos preços, seja em folhetos ou sites, para que se identifique a veracidade dos descontos. Poderão ser denunciados ao órgão de defesa do consumidor, produtos com falsos descontos - quando a empresa afirma ser uma promoção, mas o produto teve apenas um aumento no preço dias antes da Black Friday.

 

 

Para compras online, é preciso verificar se o site é confiável, além de conferir se o site é nacional ou internacional. No caso de empresas estrangeiras, o Procon orienta que a compra seja feita com atenção, pois, em algumas ocasiões, despesas e taxas não são incluídas e divulgadas nos anúncios. Em casos de sites que não possuam representantes no Brasil, as regras do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam.

 

O órgão alerta que, depois de concluída a compra online, o consumidor tem sete dias para cancelar, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. Quando a compra é feita a distância, seja por telefone ou internet, o prazo para devoluções devem ser informados antecipadamente.

 

 

Quando promoções são recebidas por e-mail ou pelas redes sociais, o Procon orienta que é preciso ter cautela, consultando a página oficial da loja e sugere que a consulta seja feita digitando o endereço do site.


AV. DISTRITO FEDERAL, 1341 - SÃO JOSÉ - FRANCA-SP | TELEFONE: (16) 3720-9309

©2017 VIDA NOVA FRANCA - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Alsite Design