WHATSAPP: (16) 99288-3596
 
NOTÍCIAS

Em Franca, campanha “Novembro Azul” orienta sobre a prevenção ao câncer de próstata

12/11/2021
Da Redação | Jornal da Franca 
 
Foto: Divulgação 

Postado por: Wemersom Silva
 
Depois das atividades que marcaram o Outubro Rosa, de orientações e prevenção ao câncer de mama, desde o começo deste mês, as equipes de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Franca estão com ações voltadas para a Campanha Novembro Azul, destinada aos homens, sobre a prevenção do câncer de próstata.
 
O secretário municipal da pasta, Lucas Souza, ressalta a importância da identificação precoce da doença, pois quando diagnosticada em estágio inicial, as possibilidades de tratamento são maiores.
 
A Prefeitura de Franca preparou folhetos e banners com informações claras e de fácil compreensão, sobre os cuidados que os homens devem observar.
 
Esse material será disponibilizado aos usuários em todas as recepções das Unidades Básicas de Saúde e demais repartições.
 
Cerca de 70% dos homens não costumam ir ao urologista realizarem o exame de rotina, de acordo com informações da Secretaria de Saúde de Franca.
 
O intuito dessa mobilização é o de conscientizar a população, especialmente, sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença.
 
Durante todo o mês, estarão sendo realizadas ações de esclarecimento sobre a doença, inclusive com palestras temáticas com os grupos de pacientes que fazem acompanhamento nas Unidades Básicas, com os chamados Dias ‘D’.
 
As equipes da UBS São Sebastião programaram atividades para esta quinta-feira, 11, a partir das 8h, quando o tema será abordado em palestra com os usuários.
 
A data
 
O histórico do Novembro Azul, que no Brasil começou a ser realizado em 2.008, tem suas origens na Austrália, onde foi iniciado em 2003.
 
Isso porque o mês de novembro foi escolhido em razão da comemoração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17.
 
O exame é recomendação para as pessoas com 45 anos ou mais, com fatores de riscos e para homens com 50 anos ou mais, sem setores de risco.

AV. DISTRITO FEDERAL, 1341 - SÃO JOSÉ - FRANCA-SP | TELEFONE: (16) 3720-9309

©2017 VIDA NOVA FRANCA - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Alsite Design