WHATSAPP: (16) 99288-3596
 
NOTÍCIAS

CASACOR Ribeirão Preto: Veja dicas de como a fotografia pode transformar os ambientes

09/11/2021
As fotografias sempre fizeram parte da decoração da casa. Mas, os tradicionais porta-retratos e ampliações que eternizam momentos únicos podem ir além e transformar o design de interiores. Segundo profissionais que participam da CASACOR Ribeirão Preto 2021, a fotografia se consolida como tendência e ganhou ainda mais espaço nos ambientes. E a mostra, que vai até o dia 15 de novembro na cidade traz inspirações e novos formatos para apostar nesse recurso.

Memórias e texturas

Segundo a artista visual Carolina Koff, que tem suas obras compondo os ambientes Banheiro Terraço e Wine Bar da CASACOR Ribeirão, as fotografias garantem um jeito mais prático e fácil de transformar um espaço e elas podem compor um ambiente das mais variadas formas. "Grandes formatos ou composições por exemplo, imagens que tragam texturas e cores ou uma memória afetiva, combinações que criam um ambiente contemporâneo ou retrô, tudo isso são opções que a fotografia pode trazer quando pensadas como parte do ambiente", explica.

Carolina destaca, ainda, que no momento em que vivemos, a fotografia tem se tornado uma ferramenta importante de conexão com o bem-estar. "A casa tem se tornado cada vez mais um refúgio e uma fotografia pensada para um ambiente ajuda a trazer a sensação que a pessoa quer ter naquele espaço. A presença da natureza nas imagens e materiais também é uma tendência acentuada pelo momento pandêmico em que vivemos."

Dicas para aplicar

A artista acredita que, com a liberdade de criação, todo espaço da casa pode receber uma fotografia. "Acho que a escolha, para ser assertiva, deve levar em consideração a luz do ambiente e a composição como um todo, mas todo espaço fica incrível com uma fotografia", recomenda.

Segundo a fotógrafa Poliana Pereira, da Casa4 Art, para as fotografias potencializarem um projeto de decoração de ambientes, um dos principais pontos na escolha é que elas estejam alinhadas com o conceito proposto pelo designer ou arquiteto, seja por sua simbologia, paleta de cores ou relevância pessoal para o cliente. "Um outro ponto importante é a escolha do tipo de suporte/impressão a ser utilizado, composição e dimensões. Cada um desses pontos são fundamentais para que a fotografia cumpra o seu papel de envolver e encantar o espectador no ambiente."

Como a toda fotografia tem o poder de conectar pessoas, sejam elas memórias de família, retratos, abstratos, conceituais ou paisagens, Poliana também acredita que os elementos podem ser usados em qualquer ambiente. Mas, ressalta a atenção aos materiais que serão utilizados. "Para cada ambiente é necessária uma avaliação do melhor material a ser utilizado para preservar a qualidade gráfica das imagens."

A Casa4 Art -formada em parceira com Camila Barrionovo, Giselle Macedo- está com 23 obras fotográficas compondo sete ambientes da CASACOR Ribeirão: Studio Agronegócio, Studio da Bailarina, Casa do Colecionador, Casa de Campo do Casal, Suite do Jogador, Restaurante Arauco e Casa Elos - Frezza & Figueiredo .

Programe-se

Quando: Até 15 de novembro

Horários: De terça a quinta-feira das 15h às 21h, sexta-feira 15h às 22h e sábado das 14h às 22h (*venda de ingressos até às 20h). Aos domingos, das 15h às 20h

Local: Av. Carlos Consoni, nº220, Jardim Canadá

AV. DISTRITO FEDERAL, 1341 - SÃO JOSÉ - FRANCA-SP | TELEFONE: (16) 3720-9309

©2017 VIDA NOVA FRANCA - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Alsite Design