WHATSAPP: (16) 99288-3596
 
NOTÍCIAS

Doria mantém região na Fase 3 Amarela e coloca Franca em estado de atenção

01/12/2020

Da redação: GCN 

Foto: Divulgação 

Postado por: Aline Natal

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira, 30, que a partir de amanhã todo o Estado estará na Fase 3 Amarela do Plano São Paulo de quarentena, após serem registradas pioras nos índices epidemiológicos da covid-19. Em Franca, o aumento nas internações e a quantidade de óbitos por 100 mil habitantes foram determinantes para que a região permanecesse na mesma fase e para que o município fosse colocado em estado de atenção.

Retornam para a fase Amarela as regiões atualmente na Fase 2 Verde, segunda menos restritiva: a Região Metropolitana de São Paulo bem como a Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Taubaté. A área concentra cerca de 76% da população do Estado que, com a reclassificação, passam a conviver com medidas mais restritivas de combate ao novo coronavírus.

No caso dessas regiões, a mudança altera o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, e, de acordo com o governador, não determina o fechamento de bares, restaurantes, escolas ou comércio.

Permanecem na fase Amarela, além de Franca, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, os dados do dia 16 de novembro apontavam para uma presença de 89% da população do Estado na fase verde.

Segundo Doria, a próxima atualização do Plano São Paulo está prevista para acontecer no próximo dia 4 de janeiro de 2021. A última atualização havia sido feita pelo governo do Estado em 9 de outubro. O governador anunciou que o Estado passou a monitorar os dados a cada sete dias, e não mais mensalmente

Com esta mudança, Franca apresentou piora em dois índices do Plano São Paulo nesta última semana em relação aos sete dias anteriores. As novas internações de pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19 cresceram 9% e os óbitos chegaram a uma taxa 5,2 por 100 mil habitantes, índices que dão nota Amarela à região.

Apesar da alta taxa proporcional de mortes, que impediu a região de avançar à fase Verde, Franca e os demais 21 municípios do DRS-8 (Departamento Regional de Saúde) apresentam queda de 43% nos óbitos e de 22% nos novos casos de uma semana para outra.

A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid na região é de 33% e a quantidade de leitos Covid por 100 mil habitantes é de 13,9.

Além de continuar na fase Amarela, o município de Franca, especificamente, foi colocado em estado de atenção junto de outras 61 cidades do Estado, com mais de 70 mil habitantes, que apresentaram ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior. 

Nesta terça-feira, 1º, os prefeitos desses municípios participam de uma reunião por videoconferência com o governador. “Faremos essa reunião com os 62 prefeitos com o objetivo de melhorar o controle da pandemia nesses municípios e oferecer a eles, se necessário, apoio para que possam proceder com as orientações do Governo de São Paulo”, afirmou Doria.

De acordo com o governador, o "País está exausto das medidas de contingência". Doria cobrou que o governo federal apresente imediatamente um Programa Nacional de Imunização que inclua a Coronavac e outros imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


AV. DISTRITO FEDERAL, 1341 - SÃO JOSÉ - FRANCA-SP | TELEFONE: (16) 3720-9309

©2017 VIDA NOVA FRANCA - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Alsite Design