WHATSAPP: (16) 99288-3596
 
NOTÍCIAS

8 de dezembro: a Imaculada cai no 2º Domingo do Advento. Qual se celebra?

07/12/2019

Da Redação | Jornal da Franca

Foto: Divulgação

Publicado por: Vilmar Ramos

 

Neste próximo domingo, 8 de dezembro, coincidirão no calendário a Solenidade da Imaculada Conceição e o Segundo Domingo do Advento. Qual das duas datas litúrgicas tem “prioridade”?
A Igreja Católica estabelece normas litúrgicas segundo as quais existem precedências a serem respeitadas quando duas ou mais celebrações caem no mesmo dia. De acordo com essas normas, a precedência neste caso seria do Segundo Domingo do Advento, por celebrar a Cristo. Deste modo, a Solenidade da Imaculada deveria ser celebrada no dia seguinte.
 
Entretanto, no Brasil, assim como em outros países, a Igreja permite, por razões relevantes ligadas à devoção popular local, que a Solenidade da Imaculada Conceição seja celebrada na sua data original, 8 de dezembro, mesmo sendo domingo de Advento. Afinal, qualquer festa de Maria é necessariamente uma festa de Cristo.
 
As precedências são definidas nas Normas Universais do Ano Litúrgico e o Novo Calendário Romano Geral, cujo número 59 estabelece uma tabela com a ordem de prioridade das celebrações:
 
“1. Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor.
 
2. Natal do Senhor, Epifania, Ascensão e Pentecostes.
Domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa.
Quarta-feira de Cinzas.
Dias da Semana Santa, de Segunda à Quinta-feira inclusive.
Dias dentro da Oitava da Páscoa.
 
 
3. Solenidades do Senhor, da Bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos inscritos no calendário geral.
Comemoração de todos os fiéis defuntos (…)”.
 
O número 60 das mesmas Normas determina:
 
“Se ocorrem no mesmo dia várias celebrações, celebra-se a que ocupa um lugar superior na tabela dos dias litúrgicos. Entretanto, a solenidade impedida por um dia litúrgico, que goze de precedência, seja transferida para o dia livre mais próximo”.
 
Um exemplo é a Solenidade de São José, cuja data normal é 19 de março. Quando ela recai num domingo de Quaresma, porém, é celebrada no dia 20 em vez do dia 19. Alguns anos atrás, o dia 19 de março caiu em plena Semana Santa, de modo que a festa de São José foi transferida para a segunda-feira após o Segundo Domingo de Páscoa, já que tanto o Domingo de Páscoa quanto o Segundo Domingo de Páscoa têm precedência sobre ela.
 
Em resumo: sim, celebraremos no Brasil a Solenidade da Imaculada neste domingo, por especial exceção à regra litúrgica geral.
 
Afinal, convenhamos: Maria é Maria – e Jesus certamente faria questão absoluta de celebrá-la em Seu domingo de Advento!

AV. DISTRITO FEDERAL, 1341 - SÃO JOSÉ - FRANCA-SP | TELEFONE: (16) 3720-9309

©2017 VIDA NOVA FRANCA - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Alsite Design