Lembrança foi dada pelo Reito-mor da Congregação Salesiana e ficará permanentemente no Santuário Dom Bosco na capital federal
O Santuário Dom Bosco, em Brasília (DF), prepara-se para receber no domingo, 27/08, a relíquia de Dom Bosco, que ficará em caráter permanente no local.
O presente — uma réplica fidedigna da urna que fica em Turim, na Itália, e contém a estátua de Dom Bosco em tamanho real e um pedaço de osso do braço direito, com o qual o santo abençoava a todos que dele se aproximavam — foi um presente do Reito-mor da Congregação Salesiana, padre Ângel Fernández Artime.
De acordo com os salesianos, a forte ligação de São João Bosco com a capital federal foi o motivo de Brasília ter sido presenteada com a relíquia: o santo profetizou a fundação da cidade 77 anos antes de sua construção. No Santuário, uma cripta foi construída em seu subsolo e lá a urna ficará exposta. Ainda haverá uma sala que contará com uma projeção que relatará a vida do santo salesiano.
Em entrevista ao site Boletim Salesiano, o responsável pela Inspetoria São João Bosco (ISJB), da qual fazem partes as unidades de Brasília, padre Orestes Fistarol, encheu-se de alegria com o presente. “Somos profundamente gratos ao Reitor-mor e ao Conselho Geral por esta decisão”, declarou.
Programação
A previsão é que a relíquia chegue ao Santuário Dom Bosco no domingo, 27/08, por volta das 10h.
Neste dia, estão sendo programadas várias atividades festivas no Santuário. As comemorações terão início às 08h30, com a caminhada saindo da Catedral rumo ao Santuário. Ao chegar ao templo, por volta de 10h, o Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, presidirá a Missa. Em seguida, haverá a cerimônia de inauguração e bênção da Cripta e a entronização da Urna Relíquia de São João Bosco.