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Como usar o estresse para melhorar sua saúde

19/08/2018

Da Redação | Aleteia

Foto: Divulgação

Publicado por: Vilmara Ramos

 
O estresse é parte da vida, mas parece ser uma parte cada vez mais desproporcional da vida moderna.
 
Parte disso, sem dúvida, é conectividade – na era dos telefones celulares, não há como deixar o trabalho no escritório.
 
Mas outra parte é nosso foco desproporcional no estresse em si… particularmente no impacto negativo que tem sobre a nossa saúde.
 
“O estresse irá matá-lo” é amplamente aceito como a verdade do evangelho, de modo que inúmeras formas de vencer o estresse são vendidas em todos os lugares, desde comerciais até seu feed de notícias do Facebook.
 
Mas e se o estresse realmente não te matar? E se o estresse não tiver impacto mensurável na sua saúde, a menos que você acredite?
 
De acordo com o New York Times, um estudo de 2012 da Universidade de Wisconsin-Madison descobriu que ter muito estresse em sua vida não estava relacionado à morte prematura.
 
Mas ter muito estresse em sua vida e acreditar que isso estava afetando sua saúde aumentou o risco de morte prematura em 43%. Acontece que quando se trata de estresse, o efeito que isso terá está tudo na sua cabeça.
 
“Com o estresse, a mente e o corpo estão intrinsecamente ligados. Você pode ver o estresse como algo que está causando estragos em seu corpo (e isso pode causar) ou como algo que está lhe dando força e energia para superar a adversidade…
 
A psicóloga de Stanford Kelly McGonigal tem sido uma campeã em repensar o estresse, observando que a abordagem certa pode torná-lo mais inteligente e mais forte.
 
“O que aprendi com os estudos, pesquisas e conversas realmente mudou a maneira como penso o estresse’” escreveu McGonigal em seu livro The Upside of Stress: Why Stress Is Good for You, and How to Get Good at It. “A melhor maneira de gerenciar o estresse não é reduzir ou evitá-lo, mas sim repensar e até mesmo abraçá-lo”.
 
O estresse é uma resposta biológica destinada a ajudar nosso corpo a se preparar para o desafio à frente.
 
O pico de adrenalina, o aumento da respiração e a frequência cardíaca mais rápida são formas como nossos corpos se mobilizam para melhorar nosso tempo de reação, limpar nosso pensamento e preparar nossos músculos para se mover.
 
Isso é realmente útil em uma situação de exigência física. Por exemplo, o breve momento de estresse que sinto antes de uma c

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