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Entra em vigor a partir de hoje suspensão de 31 planos de saúde

09/06/2018
Da Redação | Canção Nova
Foto:  Divulgação
Postado por: Gabriela Buranelli
 
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão temporária da comercialização de 31 planos de saúde de 12 operadoras em função de reclamações relacionadas à cobertura assistencial. Trata-se de uma medida tomada por conta do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, realizado a cada três meses, e que tem início nesta sexta-feira, 8. Cerca de 115,9 mil beneficiários ficam protegidos ? todos continuam a ter assistência regular a que têm direito, mas as operadoras só poderão voltar a vender esses planos para novos contratantes se comprovarem melhoria no atendimento.
 
O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento avalia as operadoras a partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais da ANS. Neste ciclo, foram consideradas diversas demandas não atendidas, como negativas de cobertura e demora no atendimento, que foram recebidas no 1º trimestre de 2018.
 
A diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Coelho, explica que o objetivo do monitoramento é estimular as operadoras a qualificarem o atendimento prestado aos consumidores. “Apesar de alguns casos reiterados, percebemos que, em geral, as operadoras têm se esforçado para se manter nas melhores faixas de classificação. Isso mostra que o programa tem atingido seu objetivo, já que o monitoramento da garantia de atendimento é um mecanismo que visa dar uma oportunidade para que as empresas revejam seus fluxos de atendimento e o próprio fluxo operacional”, avalia a diretora.
 
Paralelamente à suspensão, neste ciclo, houve a reativação de 33 planos de 16 operadoras. A partir do dia oito de junho, portanto, esses produtos poderão ser comercializados novamente.
 
Reclamações
No trimestre compreendido entre janeiro e março de 2018, a ANS recebeu 15.655 reclamações de natureza assistencial através de seus canais de atendimento. Dessas, 13.999 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento.
 
No período, 97% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), garantindo resposta ao problema desses consumidores com agilidade.
 
Informações detalhadas por operadora
Os beneficiários também podem consultar informações do programa de monitoramento por operadora, conferindo o histórico das empresas e verificando, em cada ciclo, se ela teve planos suspensos ou reativados.
 
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