NOTÍCIAS

Professora francana é eleita personalidade do ano

20/02/2018
Da Redação | GCN
Foto: Divulgação
 
 
Conhecida nacionalmente pelo trabalho que realiza na Etec “Prof. Carmelino Corrêa Júnior”, o Colégio Agrícola, a francana Joana D’Arc Félix de Sousa, 53, acaba de ser eleita Personalidade 2017 pelo jornal O Globo. O resultado, publicado no último fim de semana, faz parte do Prêmio Faz Diferença, uma iniciativa do Globo em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que chega à 15ª edição reconhecendo o trabalho, a dedicação e o talento de brasileiros que, nas mais diversas áreas de atuação, serviram de inspiração para o País e o Mundo em 2017.
 
O prêmio conta com 16 categorias especiais em disputa, cujo os vencedores foram escolhidos pelos votos de jornalistas do Globo, de dirigentes da Firjan, dos ganhadores do ano passado e do público. No caso de Joana, a premiação foi diferente. Seu nome foi escolhido por um júri especial formado por cinco jornalistas do Globo - Alan Gripp, Ancelmo Gois, Ascânio Seleme, Merval Pereira e Míriam Leitão - e pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
 
Em dezembro de 2017, um dos anos em que teve mais reconhecimento profissional sendo presença em reportagens e entrevistas de grandes veículos da mídia nacional, Joana D’Arc, que é graduada em Química, mestre e doutora pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas ) e pós-doutora pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, falou ao Comércio sobre suas conquistas. Na ocasião, comentou sobre a criação de 13 novos materiais a partir de resíduos descartados pelas indústrias, a conquista pela 3ª vez do prêmio do Conselho Regional de Química do Estado de São Paulo e os mais de 60 prêmios que acumula em seu currículo ao longo de toda a sua carreira.
 
“Em tantos anos de carreira, nunca tinha vivido essa repercussão. Só esse ano (2017) foram 15 palestras e mais de 20 entrevistas em vários locais do País. Me sinto feliz, lisonjeada. Você transforma jovens através da educação”, disse na época.
 
A cerimônia de premiação do Prêmio Faz a Diferença, do O Globo, acontecerá em março.