NOTÍCIAS

Preparações para 2018

01/12/2017
Da Redação | Portal Canção Nova
Foto: Divulgação
 
A  Comissão Especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), formada por bispos eméritos, reuniu-se na segunda-feira, 27, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), oportunidade em que avaliaram o quarto Encontro Nacional dos Eméritos, ocorrido em setembro, cuja temática girou em torno do “Bispo Emérito numa Igreja em Saída”.

Neste encontro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, trinta bispos eméritos se reuniram e discutiram pontos relevantes à vida e missão dos prelados, tais como a saúde dos religiosos. “Para nós foi um encontro válido”, disse o bispo emérito de Manaus e presidente da Comissão, dom Luiz Soares Vieira.

Na ocasião, dom Luiz afirmou ainda que a próxima reunião nacional deverá ocorrer em 2019, em Brasília (DF). “Já estamos aqui reunidos para começar os preparativos para o próximo, vendo uma data boa, para já termos um planejamento bom”, disse.

Outro assunto discutido pelos bispos eméritos foi o primeiro encontro com os bispos referenciais das regionais da CNBB, que acontecerá em março de 2018. “Nós temos tido alguns problemas de comunicação com os bispos eméritos, pois está faltando um contato maior com esses referenciais, então vamos fazer este encontro justamente para desatar esse nó”, explicou dom Luiz.

“Teremos a oportunidade de abordar também a função do bispo referencial, assim como o seu papel e missão junto aos referenciais”, explicou o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB, padre João Cândido da Silva Neto. O encontro, agendado para 6 de março do ano que vem, reunirá os bispos da comissão e o 18 bispos referenciais das regionais.