NOTÍCIAS

Desligamento do sinal analógico

29/11/2017
Da Redação | Portal Jornal da Franca
Foto: Divulgação
 
O sinal analógico de televisão de Ribeirão Preto e Franca (além de cidades da região) seria desligado hoje (29), porém foi adiado para o dia 31 de janeiro de 2018, por não ter atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios preparados para receber o sinal digital.

Essa é a condição mínima para o encerramento das transmissões analógicas de TV, conforme estabelece portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Em toda a região, segundo a pesquisa realizada pelo Ibope, apenas 84% da população está preparada para o sinal digital.

A decisão para o adiamento do encerramento do sinal foi tomada nesta segunda-feira, 27, pelo Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil.

Por conta desses resultados, o Gired decidiu encaminhar ao MCTIC a sugestão de realizar um novo levantamento antes do desligamento do sinal analógico nos agrupamentos de Ribeirão Preto e Franca (80%).

O Gired também determinou que uma cartela informativa será exibida pelas emissoras de TV informando sobre o início e a data final do desligamento do sinal analógico de TV.

As cidades que fazem parte do agrupamento de Ribeirão Preto são: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Morro Agudo, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

Já as de Franca são: Aramina, Barretos, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.