NOTÍCIAS

Quase 100 mulheres com mamas gigantes esperam por cirurgia

24/11/2017
Da Redação| Do Portal Pop Mundi
Foto: Divugação
 
A Câmara Municipal segue buscando uma solução para as pacientes que padecem de gigantismo de mama em Franca (SP). Um grupo dessas pacientes procurou o Poder Legislativo, no mês de outubro, para relatar a necessidade de passar por um procedimento cirúrgico que não é estético, mas corretivo e necessário para evitar problemas ainda mais graves.
 
Atualmente, segundo dados da Secretaria de Saúde de Franca, são 98 mulheres aguardando na fila sem qualquer previsão de autorização para o tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
 
As mulheres têm a situação ainda mais complicada pelo fato de que a cirurgia não é realizada em Franca, pois não há na rede pública profissional habilitado para tal procedimento. O centro imediato de referência, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, também não está mais fazendo tal operação.
 
“Houve uma mudança de protocolo, segundo informações da DRS, e Ribeirão Preto deixou de ser referência para o município nesses casos, e agora não tem para onde encaminhar os seus pacientes”, disse o vereador Pastor Otávio, que atendeu, na Câmara, as mulheres.
 
Com a gravidade do caso, o Ministério Público foi acionada e, na próxima quarta-feira, representantes das mulheres e o vereador vão se reunir com o promotor de Justiça, Murilo Jorge, para pedir a interferência do MP.
 
“Acredito que o promotor ficará sensibilizado e certamente vai cobrar providências do município, do Estado ou até mesmo do SUS, porque se o sistema é universal não podemos aceitar quase 100 mulheres ficarem desassistidas como estão nesse momento”, afirmou Pastor Otávio.