NOTÍCIAS

Falsos descontos na Black Friday

10/11/2017
Da Redação | Portal Jornal da Franca
Foto: Divulgação
 
O Procon/Franca divulgou, nesta segunda-feira, 06, alerta recebido da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para ser repassada à população, sobre a Black Friday, que acontece no dia 24 de novembro. Diz o alerta que a atenção dos consumidores deve ser redobrada, em especial aos falsos descontos e a maquiagem de preços que muitos comerciantes lançam mão nesta data e que foram percebidos em anos anteriores e avisa que “mesmo com o monitoramento de preços realizado pelos Procons de todo Brasil, maquiagens de preços podem ocorrer também neste ano”.

De acordo com o diretor da unidade local, João Vicente Miguel, a quatro semanas da promoção, a Senacon recomenda pesquisa prévia de preços e dá outras dicas para garantir uma boa aquisição:

  •  Evite compras por impulso e realize pesquisa ampla e com antecedência;
  •  Compre apenas o necessário, evitando compras por impulso que possam levar ao endividamento;
  •  Não compre produtos lançados na Black Friday, pois tratando-se de lançamento o consumidor, provavelmente, não terá meios de aferir se realmente algum desconto está sendo concedido;
  •  Evite contratar crédito para realizar suas compras ou entrar no limite do cheque especial ou no crédito rotativo do cartão, pois são os créditos mais caros do mercado.

Compras pela Internet

Em toda compra realizada pela internet, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, contados da data efetiva de entrega do produto, independentemente do motivo. Por exemplo, se após a compra o consumidor constatar que o preço não valeu a pena, pode se arrepender, comunicando o fornecedor sobre a devolução, preferencialmente por carta com aviso de recebimento - AR. O fornecedor não poderá descontar nenhum valor do que foi pago;


Em termos de reclamações dos consumidores, o Sistema Nacional de Dados de Defesa do Consumidor (Sindec) observa que, em regra, o período da Black Friday reproduz os mesmos e mais recorrentes problemas que ocorrem no comércio eletrônico.