NOTÍCIAS

Saiba como economizar energia e ter conta mais barata

02/11/2017
Da Redação | Jornal da Franca
Foto: divulgação
 
 
?O calor chegou, e para ficar. O dia 21 deste mês foi o mais quente do ano em Belo Horizonte, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por volta das 14h, a temperatura registrada foi de 36,1°C.
 
Não bastasse a alta medida nos termômetros, a umidade ficou em apenas 18%. Com a elevação da temperatura, ocorre também o aumento do uso de eletrodomésticos, como ar-condicionado, ventilador e chuveiro. 
 
O desperdício de energia elétrica ainda é um dos principais fatores que encarecem a conta de luz dos consumidores de todas as regiões do país. Dessa forma, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) ressalta que uma série de medidas pode diminuir o consumo e o valor da conta. 
 
No início da semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um aumento no valor cobrado pela tarifa vermelha, que deve continuar pelos próximos meses.
 
Para evitar gastos excessivos que possam pesar no bolso, é importante saber que o consumo de energia elétrica depende de duas principais variáveis: a potência dos equipamentos e o tempo de uso de cada um deles.
?
 
“Ou seja, o tempo de funcionamento do equipamento vai ser determinante para a redução ou acréscimo do consumo. O ar-condicionado é um dos maiores vilões desta temporada de calor. Quando você coloca a temperatura do equipamento muito baixa, você força o aparelho a trabalhar mais. Muitas vezes, o consumidor o deixa ligado mesmo quando não está na casa”, disse Fernando Queiroz, engenheiro de Soluções de Energias da Cemig.
?
 
Segundo o especialista, o ar-condicionado pode ser responsável por uma elevação de até 30% na conta de energia. Portanto, ele deve ser instalado de acordo com o tamanho do ambiente e a real necessidade da residência.
 
Dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) apontam que, nos últimos três anos, foram desperdiçados mais de 140 mil gigawatts-hora (gwh) – energia suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes por mais de um mês. 
 
Esse desperdício representa um gasto adicional de mais de R$ 60 bilhões, que poderiam ser destinados para outras áreas de interesse da sociedade. O levantamento também destaca que Minas Gerais desperdiçou, somente no ano passado, mais de 5 mil gwh de energia, o que significa volume de recursos de cerca de R$ 2,4 bilhões desperdiçados.
 
Agora, além d