WHATSAPP: (16) 99288-3596
 
NOTÍCIAS

Comitê de enfrentamento ao covid tira dúvidas na Câmara

30/06/2020

Da Redação | Câmara Municipal de Franca

Foto: Divulgação Câmara

Postado por: Wemersom Silva

Os membros do comitê municipal de enfrentamento ao novo coronavírus, Adriano Moura e Homero Rosa Júnior, visitaram o Plenário na manhã de hoje, 30, para apresentar um panorama do combate à pandemia em Franca.
 
Durante as explicações dos dois médicos, a sessão foi suspensa pelo presidente da Câmara Municipal de Franca, o vereador Pastor Palamoni (PSD). Os profissionais da saúde também responderam perguntas dos parlamentares Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Corrêa Neves Jr. (PSD), Adérmis Marini (PSDB), Pastor Palamoni, Marco Garcia (Cidadania), Pastor Otávio Pinheiro (PTB), Ilton Ferreira (PL), Claudinei da Rocha  (MDB) e Nirley de Souza (PP).
 
De acordo com Homero, a situação epidemiológica de Franca é “extremamente confortável” se comparada a Ribeirão Preto. A primeira apresentou oito óbitos; a última, 144. Mas ele alertou que a situação deverá piorar:
 
“Estamos caminhando para o pico máximo de casos e até óbitos. E Franca está em desvantagem com relação a casos graves, porque temos leitos insuficientes para o pior cenário possível. Temos um décimo dos casos de Ribeirão Preto. Por um lado, é bom que estamos sem gravidade, mas, por outro, [o cenário] despreocupa a população. Muitos ainda não estão usando máscaras quando saem”.
 
O médico também informou que os testes rápidos para covid-19 têm pouca valia (“Investir neles seria gastar dinheiro fora”, disse) e que exames já foram feitos nos profissionais de saúde e grupos de risco em prontos-socorros, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básica de Saúde), Santa Casa e asilos. Segundo Homero, há a possibilidade de vacina para o vírus no final deste ano ou no primeiro semestre de 2021. Para ele, é possível conciliar atividades econômicas com a pandemia, desde que a população siga as medidas de proteção.
 
Homero ainda explicou que o comitê não é gestor, e sim de enfrentamento:
 
“É um centro que bola estratégias de controle da doença. O foco, atualmente, deve ser em investir nas capacidades das nossas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) públicas”.
 
O discurso de Homero e Adriano pode ser visto na íntegra pelo Youtube (https://youtu.be/LmB88iI1elk?t=4571) e Facebook (https://www.facebook.com/camaradefranca/videos/964661750641870/).

AV. DISTRITO FEDERAL, 1341 - SÃO JOSÉ - FRANCA-SP | TELEFONE: (16) 3720-9309

©2017 VIDA NOVA FRANCA - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Alsite Design