NOTÍCIAS

Pe. João Schiavo: dedicação e amor ao próximo

28/10/2017
Da Redação| Portal Rádio Vaticano
Foto: Divulgação
 
O missionário era membro da Congregação de São José, fundada por São Leonardo Murialdo. Nasceu em Sant’Urbano di Montecchio Maggiore (VI), na Itália, em 8 de julho de 1903 e desde criança desejava ser sacerdote. 
 
Além da Congregação das Irmãs Murialdinas, o missionário italiano fundou diversas obras em favor de crianças e jovens pobres: Abrigo de Menores São José, em Caxias do Sul; Obra Social Educacional, em Porto Alegre; Abrigo de Menores em Pelotas e Rio Grande (RS); Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá (SC). 
 
Foi o primeiro Superior dos Josefinos da então Vice-Província no Brasil de 1937 a 1946 e Provincial de 1947 a 1956. A ele se deve o desenvolvimento das Obras Josefinas no Brasil, o reconhecimento oficial das escolas e a formação religiosa dos primeiros confrades brasileiros.
 
Pe. João Schiavo faleceu em 27 de janeiro de 1967, com fama de santidade. 
 
O milagre para a beatificação do missionário italiano ocorreu em outubro de 1997, quando Juvelino Carra, de Caxias do Sul (RS), sentindo uma dor intestinal aguda, foi encaminhado para uma cirurgia de emergência (laparotomia). 
 
O médico cirurgião constatou que se tratava de uma trombose venosa superior aguda, envolvendo todo o intestino delgado. 
 
Após atenta observação, averiguação e avaliação, foi tomada a decisão de desistir da cirurgia, fechar o abdômen e encaminhar o paciente à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para ser acompanhado até à morte iminente. Ao receber a notícia de que nada poderia ser feito, a esposa de Juvelino, agarrou com força um santinho de João Schiavo e rezou para que o padre intercedesse pela saúde de seu marido. Uma vez na UTI, Juvelino começava a dar evidentes sinais de melhora, para surpresa de todos. Em sete dias teve alta hospitalar, sem apresentar problemas ou sequelas. 
 
Para falar sobre esse grande evento que se realizará neste sábado, em Caxias do Sul, nós contatamos o Bispo Dom Alessandro Ruffinoni que nos fala sobre como a sua diocese está se preparando para a beatificação do Pe. João Schiavo.