NOTÍCIAS

Vacinação em massa contra febre amarela

28/10/2017
Da Redação | Portal Aleteia
Foto: Divulgação
 
A morte de vários macacos por febre amarela desatou uma onda de preocupação em São Paulo e na área metropolitana da cidade, levando milhares de pessoas aos postos de saúde para serem vacinadas.

Desde o último sábado, quase 30 unidades estão administrando as vacinas. Longas filas eram vistas nas portas desses postos e somente na terça-feira mais de 60.000 pessoas foram atendidas, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

A administração do estado de São Paulo afirma que conta com 1,5 milhão de doses disponíveis, estoque que pode ser reforçado.

“Nesta primeira fase nós estamos com a expectativa de vacinar 500.000 pessoas e na segunda fase aumentar para um milhão de pessoas”, afirmou Maria Lígia Nerger, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de São Paulo.

O aparecimento de um macaco morto em um parque do norte da cidade reforçou os temores na terça-feira. O primeiro caso foi registrado em 9 de outubro, mas devido à espera do diagnóstico, o local apenas foi fechado ao público em 21 de outubro. Outro parque, a noroeste da capital, foi fechado na terça.

Além deles, outros dois macacos foram encontrados mortos em um condomínio de Mairiporã, também na Grande São Paulo, mas por causas ainda não determinadas.