NOTÍCIAS

Em 2018, completará 40 anos da restauração da imagem de Aparecida

26/10/2017
Da Redação | Portal A12
Foto: Divulgação
 
Em 2018 o Santuário Nacional celebra os 40 anos do restauro da imagem de Aparecida, após ter sido quebrada em mais de 200 pedaços.

Segundo o reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida essa é uma data que precisa ser celebrada pois é como se a imagem tivesse sido reencontrada.

"No próximo ano nós temos os 40 anos da restauração da imagem de Nossa Senhora Aparecida, 1978-2018, então também é algo que precisa ser celebrado.  Nossa Senhora renasceu das águas praticamente, ela foi reencontrada a partir de uma realidade difícil, ela foi dada novamente ao povo brasileiro", ressaltou o reitor.

A quebra do maior símbolo nacional da fé

A Imagem original de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado em 16 de maio de 1978, sendo quebrada em mais de duzentos pedaços. Na ocasião, a Imagem foi levada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde o fundador, professor Pietro Maria Bardi, a encaminhou à artista plástica e chefe do Departamento de Restauração, Maria Helena Chartuni.

Maria Helena mergulhou em um intenso trabalho de reconstituição. A Imagem foi restaurada e levada de volta ao Santuário Nacional de Aparecida, em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, no dia 19 de agosto do mesmo ano, causando comoção nacional. Uma multidão esperava pela Imagem em Aparecida, lotando o entorno do Santuário Nacional e da Rodovia Presidente Dutra.