WHATSAPP: (16) 99288-3596
 
NOTÍCIAS

Chefe da Vigilância esclarece sobre coronavírus na Tribuna

18/03/2020

Da Redação | Câmara Municipal de Franca

Foto: Divulgação Câmara

Postado por: Wemersom Silva

O médico Homero Antônio Rosa Júnior, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município de Franca, apresentou detalhes sobre o surto do coronavírus na manhã de ontem, 17, durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca. Esta foi mais uma das medidas adotadas pela Casa de Leis francana que visam a combater a pandemia (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/noticias/2020/03/camara-restringe-acesso-a-sessoes-para-combater-coronavirus).
 
Homero explicou que não existe vacina nem medicamentos para o coronavírus, e as melhores formas de se prevenir são evitar aglomerações, ficar mais em casa, lavar as mãos frequentemente e não tocar o próprio rosto.
 
“Temos que nos preocupar com os idosos, pessoas em tratamento de imunidade e portadores de doenças crônicas, os quais estão mais propensos a apresentar complicações. Quem tem sintomas leves não precisa procurar assistência médica porque os remédios são inócuos, só vão aliviar a sensação ruim da doença. Se os sintomas forem mais graves como falta de ar e febre alta, deve-se procurar atendimento médico. Estamos de estado de exceção, que nunca passamos antes”, explicou o médico.
 
Em seguida, Homero respondeu a perguntas dos parlamentares Adérmis Marini (PSDB); Pastor Otávio Pinheiro (PTB); Corrêa Neves Jr. (PSD); o presidente da Câmara, Pastor Palamoni (PSB); e Nirley de Souza (PP).
 
O chefe da Vigilância afirmou acreditar que os casos de coronavírus na cidade virão do município de São Paulo; por isso, ele orienta uma diminuição nos deslocamentos até a capital e higienização dos ônibus. Homero também se queixou das fake News propagadas sobre o assunto, que acabam prejudicando seu trabalho. As informações verdadeiras sobre a pandemia em Franca serão divulgadas através de boletins às quartas-feiras, mas novos fatos relevantes podem ser noticiados sempre que necessário.
 
Sobre os profissionais de saúde do município, que estão mais expostos ao vírus, Homero explicou que foi solicitada uma compra de equipamentos de proteção, mas o processo é burocrático. Ele acrescentou que os suspeitos de estarem doentes devem ficar em casa, usar máscara, realizar higiene das mãos frequentemente e não compartilhar objetos de uso pessoal. Por fim, o profissional elogiou as medidas tomadas pela Câmara de evitar aglomerações, e alertou que a pandemia pode durar até outubro deste ano, devido ao outono ser uma estação mais seca, a qual facilita a propagação da doença.
 
O discurso do chefe da Vigilância Epidemiológica pode ser conferido na íntegra pelo Youtube (https://youtu.be/jtGw3AaEv0w?t=3476) e pelo Facebook (https://www.facebook.com/camaradefranca/videos/3254829537878523/).
 

AV. DISTRITO FEDERAL, 1341 - SÃO JOSÉ - FRANCA-SP | TELEFONE: (16) 3720-9309

©2017 VIDA NOVA FRANCA - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Alsite Design