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Planejamento é essencial para varejo ter um bom fim de ano

15/10/2017

Da Redação| 
Foto: Divulgação

 

O fim de ano é sabidamente o melhor período de vendas para o varejo de calçados, cujos negócios aumentam significativamente. O desempenho positivo, especialmente em dezembro, começa a ser assegurado antes, com o planejamento antecipado das compras, das ações que serão realizadas para atrair os consumidores, da ambientação da loja, da preparação da equipe e das metas comerciais a serem atingidas.

Essas definições precisam ser feitas e colocadas em prática com meses de antecedência para que haja tempo e condições de se realizar todas as ações necessárias. Entre as muitas tarefas que os lojistas precisam realizar, a mais importante é a que diz respeito às compras. Uma projeção de vendas realista é essencial para a compra de volumes adequados de produtos junto aos fornecedores, que logicamente necessitam de tempo para produzi-los e entregá-los. É recomendável a visita a algumas empresas, pois o contato mais próximo com elas pode resultar em benefícios para serem repassados aos clientes.

 É necessário também preparar-se adequadamente com equipamentos, embalagens e materiais promocionais para caracterizar a loja para o período de Natal e ano novo.

 Estratégias e promoções

Da mesma forma, é importante definir estratégias eficazes para atrair os clientes, como campanhas publicitárias, sorteio de prêmios, ações nas redes sociais e preparação da loja. Quanto mais inovadoras e diferenciadas elas forem, maiores as possibilidades de se obter sucesso, ou seja, de atrair um grande número de pessoas e fechar um alto volume de vendas.

A motivação da equipe também precisa ser incrementada. Vendedores qualificados e motivados, com bons produtos em estoque, uma loja bem-decorada e a possibilidade de obter ganhos extras, são capazes de alcançar uma performance superior.

A experiência nos ensina que a energia empreendida no planejamento das atividades para o período de fim de ano, assim como para qualquer outro, é recompensada por bons resultados de vendas. Assim, incentivamos os colegas lojistas a desde já planejarem as suas operações comerciais e desejamos que tenham um desempenho acima do esperado neste fim de ano.