NOTÍCIAS

Franca têm mais dois pontos para retirar kit de conversor digital

09/10/2017
Da Redação | GCN
Foto: Divulgação
 
As famílias de Franca que participam de algum programa social do governo federal e precisam do kit para não ficar sem sinal na TV a partir do final de novembro agora terão mais dois pontos disponíveis para a retirada dos equipamentos, que é feita de graça. Segundo a empresa Seja Digital, que é responsável pela transição dos sinais de televisão e distribuição do kit, a partir desta segunda-feira, começarão a funcionar os pontos de retirada dos bairros da Estação e do Jardim Aeroporto, além do ponto central que já vinha atendendo. 
 
O sinal analógico de TV na região de Franca será desligado no dia 29 de novembro. A partir daí, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. O desligamento foi determinado para liberar a faixa de 700MHz, que hoje é usada pelas redes de TV e passará para as operadoras de telefonia que serão responsáveis pela ampliação da oferta de internet 4G em todo o país. 
 
Em Franca, cerca de 20 mil famílias têm direito ao kit gratuito, que é composto por uma antena e um conversor digital. Até o dia 20 de setembro, apenas 2 mil já haviam retirado os equipamentos. Para saber se você tem direito, é preciso ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit. Se o nome estiver na lista, o passo seguinte é agendar a retirada dos equipamentos, escolhendo data, local e horário. Com o kit, basta seguir as instruções para instalar o conversor e a antena digital. 
 
Sem direito
Agora se você não faz parte da lista de beneficiados pelo kit gratuito, o primeiro passo é saber se sua TV já tem o conversor embutido (veja no quadro como identificar) e se sua antena capta o sinal UHF. Se não, ela também precisará ser substituída. 
 
O tipo de conversor a ser adquirido varia de acordo com o modelo e o fabricante da TV. São três tipos disponíveis no mercado: HDMI, RCA e coaxial. No site da empresa Seja Digital (www.sejadigital.com.br), o consumidor tem dicas de como identificar qual o mais adequado para o seu tipo de TV. Os preços hoje no mercado variam muito. Nos sites das grandes redes varejistas, os valores vão de R$ 70 a R$ 549.