NOTÍCIAS

Secretário da Polícia Civil apresenta propostas na Câmara

07/11/2019

Da Redação | Câmara Municipal de Franca

Foto: Divulgação Câmara

Postado por: Wemersom Silva

A Câmara Municipal de Franca recebeu, na manhã de ontem, 06, a visita do secretário executivo da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Youssef Abou Chahin. Durante o evento, ele traçou um panorama geral das iniciativas tomadas pelo governo estadual em prol da corporação e da população em geral.
 
Além de Chahin, a Mesa de Honra foi composta pelo vereador Claudinei da Rocha (PSB – ele representou o presidente da Câmara, o vereador Donizete da Farmácia, do PSDB, que está em viagem oficial em Brasília); o chefe do gabinete do prefeito, Luis Roberto Garcia Oliveira, representando o Poder Executivo Municipal; o delegado-diretor do Deinter 3 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 3 – Ribeirão Preto) em exercício, Adolfo Domingos da Silva Júnior; o delegado seccional de Polícia de Franca, Wanir José da Silveira Júnior; o presidente da OAB – Franca, Marcelo Noronha Mariano; o presidente da Apocif (Associação dos Policiais Civis de Franca), Sandro Soares Rocha; o vice-diretor e professor da Faculdade de Direito de Franca, José Sérgio Saraiva; e o vice-presidente do Rotary Clube, Tamer Hajel. O vereador Adérmis Marini (PSDB) também esteve presente durante o discurso.
 
O secretário afirmou durante a visita à Câmara que tentar minimizar a falta de efetivo da Polícia Civil é uma de suas bandeiras. “A população está aumentando e os policiais, se aposentando. Temos que cuidar disso e estamos muito atentos a esse problema crônico. No começo de dezembro deste ano, receberemos na Academia de Polícia cerca de 2,7 mil policiais novos para treinamento. No final do primeiro trimestre [de 2020], eles já devem ir para algumas unidades, inclusive para essa região, do Deinter 3. Também serão publicados no começo do ano que vem editais para novos concursos, que disponibilizarão perto de três mil vagas”, afirmou.
 
Outro tema abordado por Youssef foi o investimento em tecnologia pelo governo estadual. Entre as iniciativas mencionadas, estão: implantação do “padrão Poupatempo” nas delegacias, que permitirá à população fazer boletins de ocorrências corriqueiras em casa, evitando filas (um SMS será enviado ao cidadão contendo a data e hora para ele se apresentar na delegacia); e a introdução de reconhecimento facial, que facilitará a identificação de suspeitos (mesmo que eles estejam usando óculos e boné, por exemplo). “Estamos inclusive mandando policiais para o exterior, para que eles conheçam alguns sistemas internacionais e os apliquem no nosso estado de São Paulo. Tudo isso vem para facilitar o nosso trabalho e prestar um serviço de mais qualidade à população”, finalizou o secretário, agradecendo à Câmara por recebê-lo.
 
Após o evento, Chahin deixou a Casa de Leis francana para conhecer outros locais da cidade, como o antigo prédio do Fórum, que está sendo transferido para a Secretaria Estadual de Segurança Pública e abrigará algumas delegacias seccionais da cidade e a nova DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), que será inaugurada em breve pelo governador João Dória (PSDB).