NOTÍCIAS

Cresce presença de empresas francanas na Francal 2017

13/06/2017
Carolina Ribeiro | Do Portal GCN 
Foto: William Borges | Comércio da Franca 
 
Cresceu 21% o número de empresas francanas que participarão da 49ª edição da Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), que acontece entre os dias 2 e 5 de julho. Neste ano, 40 empresas da cidade, ante 33 no ano passado, estarão presentes na feira. Responsável por comercializar mais de 37,9 mil pares na última edição, apenas o Espaço Moda Franca contará com 16 empresários, 5 a mais que em 2016. 
 
“A expectativa para a Francal deste ano é de boas vendas. Ainda não conseguimos sair completamente da crise que atravessamos, mas já vislumbramos uma recuperação e, se o clima político não atrapalhar até o início da feira, tenho certeza de que avançaremos neste ano ante o ano passado. Isso já pode ser visto com o aumento na participação das nossas empresas. Esperamos um segundo semestre de recuperação”, disse o presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), José Carlos Brigagão do Couto.
 
Principal plataforma de lançamentos das coleções de verão para a indústria e o varejo de calçados, bolsas e acessórios de moda do mercado brasileiro, a Francal representa o início da temporada de negócios mais rentáveis do ano para o setor, que dura cerca de nove meses.
 
Pela primeira vez no Expo Center Norte, o evento promete reunir as principais marcas do País, além de dezenas de novas marcas que estão despontando no mercado. Assim como nos anos anteriores, a expectativa é que as exportações tenham peso significativo para escoamento da produção nacional de calçados. Nos últimos anos, o coeficiente de exportação o setor ou seja, a parcela produzida que foi exportada ficou em 13,1%. 
 
Para este ano, os organizadores prometem uma programação voltada à oferta de conteúdo profissional. Para isso foram preparados fóruns, palestras e desfiles com especialistas e influenciadores de moda, varejo e lifestyle.
 
Entre os destaques da feira, programado para o primeiro dia, está a participação de Walter Rodrigues, consultor do Núcleo de Design da Assintecal, para falar aos lojistas e profissionais de moda e design sobre os conceitos do verão 2018, propostas, materiais, cartela de cores e as apostas para eletrizar as vendas do varejo. 
 
Oportunidade
A Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e a Francal Feiras formaram parceria para levar empresários associados para a feira. 
 
A missão para a Francal sai de Franca no dia 4 e retorna na mesma data. Na ocasião, os empresários terão oportunidades para realizar negócios diretamente com os fabricantes além de conhecer a tendência da próxima estação. A missão deste ano será direcionada aos lojistas de calçados e acessórios de couro. Mais informações sobre a missão no 3711-1722 ou 3711-1762.