NOTÍCIAS

Educação em Franca é compromisso diário

14/05/2019
 Da Redação |Prefeitura de Franca

Foto: Divulgação

Postado por: Renata
 
 
Nos últimos anos, a educação municipal de Franca tem se destacado não só dentro do estado de São Paulo, como também no cenário nacional. Desde 2017, a Prefeitura vem realizando diversas ações como o desenvolvimento de projetos pedagógicos que se tornaram referência para outros municípios, criação de vagas em creches, distribuição de kits escolares e concessão de bolsas em universidades.
 
Em um curto período de tempo, a Prefeitura conseguiu um feito expressivo: criou mais de 2 mil vagas em creches. Em dezembro de 2016, a rede municipal contava com 6.550 vagas. Em janeiro de 2019, Franca iniciou o ano letivo com 8.684 vagas distribuídas em 68 unidades do município.
 
E mais crianças serão atendidas. Em 2019, seis creches estão sendo construídas: as unidades do Jardim Cambuí, Residencial Paraíso, Parque das Esmeraldas, Residencial São Jerônimo, Jardim Martins e Jardim Tropical.
 
Outras duas nos bairros São Joaquim e Jardim Palmeiras estão em fase de licitação. Serão cerca de R$ 16,3 milhões investidos e mais 1.300 novas vagas abertas até 2020, uma grande conquista para os pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos.
 
Além das centenas de vagas criadas, a Prefeitura também investe nos alunos que já estão matriculados. Para se ter ideia, 23 mil kits escolares foram entregues somente neste ano, com investimento do município de R$ 1,2 milhão, garantindo qualidade do material usado pelos estudantes. São diferentes modelos para cada faixa etária. O kit dos alunos do ensino infantil, por exemplo, é composto por caderno, lápis, borracha, régua, lápis de cor, tesoura, massinha e tinta guache.
 
Outra ação importante da administração é o programa de bolsas de estudos para universitários. A Prefeitura de Franca faz questão de auxiliar quem mais precisa na formação superior, preparando-os para a atuação no mercado de trabalho. Somente em 2019, 201 bolsas foram oferecidas pelo programa Bolsa Universidade em diversos cursos na Faculdade de Direito, Uni-facef e Unifran.