NOTÍCIAS

Franca + Limpa promove Mutirão de Limpeza no próximo dia 5

02/05/2019

Da Redação | GCN

Foto:  Divulgação

Postado por: Gabriela Buranelli

Diante de vários acontecimentos catastróficos recentes envolvendo o desequilíbrio ambiental, como a poluição, contaminação do solo, enchentes, alagamentos e outros fenômenos resultantes principalmente da falta de conscientização, você já se perguntou como pode contribuir para diminuir estes impactos no meio ambiente e na sociedade? Saiba que o próximo dia 5 de maio é uma oportunidade para começar a fazer algo. O Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Franca, e o comitê Franca + Limpa convidam toda a comunidade para o Mutirão de Limpeza Voluntária #DesafioDoLixo. A ação vai se concentrar no bairro City Petrópolis, próximo ao Colégio Agrícola, na rua Jeferson de Carvalho, a partir das 9 horas, deste domingo. 

De acordo com Gisela Sertorio, líder do comitê, o Franca+ Limpa surgiu de uma iniciativa de três integrantes do Grupo Mulheres do Brasil, com articulações e atividades lideradas por Emilia Betarello. "O propósito é contribuir efetivamente com a construção de uma sociedade mais sustentável e cidadã. Nossa causa é sensibilizar a sociedade em geral sobre o tema dos resíduos sólidos, sua importância, sua realidade e fomentar ações e propostas para soluções em prol de uma sociedade mais consciente e ativa para esse tema".

Gisela explica que por trás do problema ambiental acerca de resíduo sólido, que muitas vezes é considerado apenas lixo para a sociedade, está a perspectiva comportamental, que aborda como cada um trata seu resíduo em casa, na sua empresa ou mesmo em locais públicos e na natureza. “Acreditamos que cada pessoa pode fazer a diferença, cuidando para que os resíduos recicláveis cheguem em sua destinação correta e assim empoderando cooperativas de catadores, como é o exemplo do trabalho das mulheres da Cooperfran (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Franca), que contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Podemos fazer com que o chamado lixo comum ou úmido seja o menor possível para seu destino correto, que é o Aterro Sanitário”.

Como participar
As ações do Franca + Limpa são coletivas e voluntárias. As atividades se dividem em propagar o conhecimento com foco nas escolas e centros comunitários com palestras de educaç&a