NOTÍCIAS

Pesquisa da Anatel revela as operadoras preferidas dos brasileiros

13/03/2019
Da Redação | TechTudo
Foto: Divulgação
Postado por: Gabriela Buranelli
 
A Anatel revelou as operadoras de celular mais bem avaliadas pelos consumidores no Brasil. De acordo com a pesquisa de satisfação, a Porto Seguro obteve a maior nota para o serviço pós-pago, com 8,59, enquanto a Nextel foi a mais bem avaliada no pré-pago, com nota de 8,01. Os resultados foram apresentados na última segunda-feira (11) durante um evento em Brasília (DF).
 
Para o levantamento, foram ouvidos cerca de 100 mil consumidores dos 27 estados brasileiros com o objetivo de mensurar a satisfação geral e a qualidade percebida em relação aos serviços das prestadoras. Os consumidores avaliaram aspectos como atendimento telefônico, canais de atendimento, capacidade de resolução de demandas, cobrança ou recarga (no caso do pré-pago), funcionamento, oferta e contratação e reparo e instalação. Para cada quesito, o entrevistado podia dar uma nota de 0 a 10 de acordo com seu grau de satisfação e a qualidade do serviço contratado.
 
No serviço pós-pago, embora a maior nota em satisfação geral tenha sido a da Porto Seguro (8,59), foi a Vivo que se destacou com a melhor avaliação em mais estados. A empresa foi a mais bem votada em 12 lugares, seguida pela Tim, em sete, e pela Claro, seis. Neste item, a Oi foi a operadora com menor nota geral, totalizando 6,28.
 
Já no pré-pago, a Nextel conquistou a maior nota de satisfação geral, com 8,01, enquanto a Oi novamente teve a menor nota: 6,98. Apesar desses resultados, a Claro foi a empresa que mais pontuou por estado, ficando na primeiro posição em nove lugares, seguida da Vivo, em sete estados.
 
A pesquisa de satisfação da Anatel também avaliou outros serviços, como telefonia fixa e TV por assinatura. Já no quesito Banda Larga Fixa, a nota geral subiu de 6,23 para 6,43, de 2017 para 2018. Apesar disso, esse foi o critério que recebeu a pontuação mais baixa pelos consumidores: a maior nota foi para Copel (8,35, no Paraná), e a menor foi para Oi (6,10, na Bahia).
 
O levantamento foi realizada pelo Ibope por meio de entrevistas telefônicas entre julho e dezembro de 2018, mas a Anatel foi a responsável por desenvolver a metodologia, elaborar as questões e formulários, além de sortear os contatos e controlar a execução da pesquisa. No mesmo evento, a Agência também lançou um prêmio com o objetivo de reconhecer as práticas inovadoras na prestação dos serviços.
 
A seguir, confira o ranking completo com as operadoras de telefonia móvel mais bem pontuadas pelos consumidores.
 
Operadoras de serviço pós-pago com maior pontuação por estado