NOTÍCIAS

Mais de 2,9 milhões serão identificados pela biometria nestas eleições pelo país

02/09/2018

Da Redação | Jornal da Franca

Foto: Divulgação

Publicado por: Vilmar Ramos

 

Na corrida eleitoral de 2018, mais de 2,9 milhões eleitores, ou seja, 8,9% do eleitorado total do Estado de São Paulo, serão identificados apenas pela biometria ao votar. Já em outros 21 municípios, a identificação será híbrida.
 
Os eleitores que serão identificados somente pelas digitais estão distribuídos em 100 municípios paulistas, dos quais 85 concluíram o procedimento em março de 2018. Entre essas cidades, destacam-se Guarulhos e Sorocaba, que totalizam cerca de um milhão e 272 mil eleitores sujeitos à biometria obrigatória (43,2%).
 
No início do cadastramento obrigatório em Guarulhos, o município contava com quase 900 mil eleitores, mas, após a atualização do cadastro eleitoral com o consequente cancelamento de títulos, reduziu para 814.342. Devido à essa redução do eleitorado, a cidade, que era o segundo maior colégio eleitoral do Estado, passou a figurar na terceira posição, sendo ultrapassada por Campinas, que hoje conta com 849.127 eleitores.
 
Em Sorocaba, a redução do número do eleitorado após a biometria obrigatória foi menos significativa. Dos 462.626 eleitores totalizados no início do cadastramento ficaram 458.748. A cidade manteve a posição de oitavo maior colégio eleitoral de São Paulo.
 
Identificação híbrida
 
A identificação do eleitorado será híbrida em 21 municípios paulistas. Nessas cidades, os eleitores com dados biométricos coletados serão identificados pelas digitais, já os que não fizeram a biometria serão identificados da forma tradicional.
 
Confira a lista de cidades onde haverá a identificação híbrida.
 
Identificação biométrica
 
A identidade do eleitor é confirmada no momento do voto ao posicionar o dedo no leitor da urna eletrônica, sendo dispensado de assinar o caderno de votação.
 
Para votar, é necessário apresentar documento de identificação com foto ou baixar o e-Título, que valerá como documento para quem já fez a biometria. O aplicativo pode ser baixado na App Store e no Google Play.
 
Eleitorado de São Paulo
 
Nestas eleições gerais, 33.040.411 eleitores estarão aptos a votar no Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. O eleitorado paulista representa 22,4% do total brasileiro, que é de 147.302.354 eleitores.