NOTÍCIAS

Como curar a Azia com remédios caseiros

02/09/2018

Da Redação| Jornal da Franca

Foto: Divulgação

Punlicado por Pábolo Oliveira

Quase sempre causando uma sensação de queimação no estômago insuportável, a azia pode indicar que a nossa alimentação não está adequada. Mas, apesar do extremo desconforto que a azia pode ocasionar, veremos que é possível eliminá-la através da utilização de remédios caseiros.
 
O que é azia
A azia é uma espécie de falha no processo digestivo, que ocorre por que há retorno do suco gástrico para o esôfago. O organismo conta com uma válvula entre o esôfago e o estômago, que se abre para que o alimento passe e se fecha novamente depois. Acontece que, em algumas situações, essa válvula deixa de funcionar bem, provocando esse retorno do suco gástrico, que por ser ácido, irrita o esôfago.
 
A dor ocorre na região do tórax e pode irradiar para o peito, garganta e pescoço. A azia pode, inclusive, ser confundida com um ataque no coração, como o infarto.
 
Causas e fatores de risco
Como dito anteriormente, essa falha no esfíncter esofágico anterior é a principal causa da azia, e essa falha pode ocorrer por uma pressão no estômago, causado por excesso de peso, gravidez, prisão de ventre, por causa de um “afrouxamento” dessa válvula, muito comum quando certos alimentos são ingeridos, ou por algum excesso alimentar.
 
Além disso, alguns problemas podem facilitar a azia, como a hérnia de hiato. Alguns medicamentos também podem provocar queimação no estômago.
 
Como evitar a azia
A principal recomendação para quem quer evitar a azia é mudar hábitos alimentares. Já se sabe que certos alimentos provocam um relaxamento da válvula que existe entre o esôfago e o estômago ou podem causar mais queimação, como é o caso do café – e outras bebidas que contém cafeína, como o chá preto e o mate -, de alimentos apimentados, embutidos, frituras, alimentos gordurosos, e verduras, como couve, pepino, tomate, rabanete, repolho e brócolis.
 
Além disso, é importante comer de três em três horas, pois quando o estômago passa muito tempo sem receber comida, ele tende a produzir mais suco gástrico e esse suco pode voltar.
 
É essencial também evitar exercícios após as refeições, bem como deitar-se imediatamente depois de comer, pois ambos podem favorecer o refluxo, que é a volta do suco gástrico para o esôfago.
 
Evitar excessos alimentarestambém é uma recomendação essencial.
 
Os vilões daq