NOTÍCIAS

Ambulantes voltam a ocupar vários pontos

08/05/2018
Da Redação | Jornal Da Franca

Foto: Divulgação

Postado por: Pábolo De Oliveira 
 
?As ruas e avenidas de Franca, mas principalmente a região central da cidade, voltaram a ser ocupadas com intensidade por vendedores ambulantes, a maioria vinda de outras cidades. Os artigos oferecidos são variados, indo de frutas e ovos a cofres, travesseiros, móveis, calçados e vestuário.
 
O problema tinha diminuído desde que a Vigilância Sanitária Municipal passou a fiscalizar os ambulantes, após obtenção da autorização da Prefeitura, pela Câmara dos Vereadores. Porém, os informais voltaram com força total e, ao que parece, não estão sendo abordados com a mesma intensidade pelos fiscais.
 
A situação preocupa sob dois aspectos. Um que a presença dos informais tem incomodado e prejudicados os comerciantes legalmente estabelecidos na cidade, que recolhem seus impostos e deixam de vender em razão da concorrência desleal dos informais.
 
Outra questão é que uma dezena de fiscais sanitários teve os salários aumentados consideravelmente para realizar esta tarefa, mas a presença deles, segundo os próprios vendedores ambulantes, tem sido cada vez menos frequente nas ruas. O serviço está sendo pago pela população, sem um resultado adequado.
 
 
A utilização dos fiscais da Vigilância foi determinada pela Prefeitura e regulamentada após os fiscais de Obras e Posturas e os de Renda se negarem a continuar executando este serviço sem a devida previsão desta atribuição em suas carreiras.